Você está aqui!!!!

Visitantes do Edu-débora Schnek Inovando a Educação, desde a sua criação. Obrigado pela visita!!!

Seguidores

sábado, agosto 08, 2009

Projeto Gripe Suína (H1N1)



Gente venho pedir desculpas, pois o que escrevi abaixo:

não é bem assim!!!

O post é do blog: http://bloguinfo.blogspot.com/

(que tem todas qualidades abaixo!!!)

O blog da tia Ju também é uma gracinha! Mas precisava ter cito a fonte!!!

desculpe pleo ocorrido!!! Mas ainda bem que deu tempo de corrigir!!!

Desculpe o inconveniente!

Acabei de conhecer um blog muito lindo e assim como nós, tem compromisso com a educação é o blog da tia Jú.

http://tiaju.zip.net/

Ela produziu esse projeto sobre a gripe e está maravilhoso. Vale a pena conferir o seu cantinho para quem ainda não conhece!!!

Dicas de videos, atividades, problematição. Essa postagem é referente a um Projeto sobre a gripe suina (H1N1).


Video: De Onde vem o Espirro?

Video: O Espirro

Video: O Grande Espirro

Video: Chaves - Epidemia de Gripe



PROJETO: GRIPE A (H1N1) COMO PREVENIR???

PROBLEMATIZAÇÃO:

Há alguns meses parecia tudo tão distante... agora estamos vivendo as cenas transmitidas pela mídia, a qual noticia a cada minuto que o vírus da Gripe A (H1N1) circula livremente pelo país, e que como medida de precaução devemos evitar aglomerações. Tudo ainda nos parece assustador... ninguém sabe a real dimensão do problema. Apesar das aulas estarem suspensas, logo retornarão e devemos trabalhar com os alunos sobre a Gripe, não apenas a tipo A, sendo assim, quais as atitudes que devemos ter para ficar longe dessa doença tão comum no inverno e que esta trazendo tantas preocupações?

OBJETIVO GERAL:

- Entender como as atitudes individuais afetam a saúde coletiva, incentivando medidas de higiene e etiqueta respiratória.

DESENVOLVIMENTO:

1) Leitura de imagens:

Recortar de jornais e revistas imagens das reportagens sobre a Gripe A. Cada aluno vai escrever uma frase (escrita espontânea) e apresentar para a turma o que sua imagem representa. Durante a apresentação das frases e imagens, fazer intervenções fornecendo informações e esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos.

2) O que é gripe? (Sondagem do conhecimento Prévio do aluno)

- Conversar com as crianças, ouvindo suas hipóteses sobre:

- O que é gripe?

- Gripe é a mesma coisa que resfriado?

- Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?

- Quais os sintomas da gripe?

3) Vídeo: De onde vem o espirro?

Assistir ao episódio do programa De onde vem o espirro? da TV Escola.

Após entender um pouco melhor o que é um espirro com a história da Kika, apresentar a animação que mostra o que acontece depois que espirramos.

4) Campanha contra a gripe:

- Organizar uma campanha para evitar a gripe (não apenas a do tipo A).

- Criar um SLOGAN com o objetivo de PREVINIR. Listar com as crianças o que podemos fazer para evitá-la. Algumas sugestões:


1) Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.

2) Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo.

3) Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .

4) Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.

5) Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.

6) Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Com o SLOGAN e a listagem prontos, construir um folder ou panfleto para divulgar a campanha. Essa atividade pode ser feita a mão ou no Laboratório de Informática. O material pronto deve ser divulgado, especialmente, em casa entre os familiares e, se possível, entre a comunidade escolar.

O Grande Espirro

A história mostra as desventuras de um elefante gripado que acaba contaminando seus amigos. Ótimo para as crianças perceberem como pode se dar a transmissão da gripe e a importância de evitar aglomerações humanas em locais fechados


Video: O Grande Espirro

http://www.youtube.com/watch?v=6LdtCMCQHh0

A partir do desenho é possível elaborar questões de interpretação fazendo inferências sobre as situações apresentadas; registrar a história através de texto coletivo; formar frases explorando a escrita espontânea; além de debater sobre as formas de transmissão da gripe.

Epidemia de Gripe – Chaves
Para quem gosta do Chaves (meus alunos adoram!) tem um episódio que fala sobre uma epidemia de gripe. Como ele é longo, vou deixá-lo para o final das atividades (como um bônus). O interessante é que ele mostra uma outra forma de transmissão da gripe.

Video: Chaves - Epidemia de Gripe

http://www.youtube.com/watch?v=kyF0HpsEKj8


5) Sugestões:


Há muito material online, porém pouco que possa ser utilizado com os pequenos. Mas toda informação é bem vinda para a formação dos professores. Por isso, mantenha-se conectado:


>> Educarede: Gripe suína no ambiente escolar

>> Ministério da Saúde: notícias atualizadas

>> Portal do Professor: planos de aula

>> Revista Nova Escola: planos de aula

>> UOL - Especial Gripe Suína

Atividades sobre a Gripe A

A Direção Geral da Saúde do Ministério da Saúde de Portugal (http://www.dgs.pt/) publicou uma série de cartazes e panfletos muito úteis no seu blog sobre a Gripe (clique aqui para conhecer). No link Gripe A(H1N1), em Informações para o público, há recomendações, folhetos e cartazes esclarecendo nossas dúvidas sobre a gripe.

Destaco o informativo INFORMAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLAS E OUTROS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO. É um completo material com tudo que as escolas devem saber sobre o vírus A(H1N1).

3 comentários:

  1. Olá professora Débora
    Gostei muito de conhecer seu blog e já o adicionei entre os meus favoritos para acompanhar seu trabalho. Apenas gostaria de esclarecer que o citado projeto sobre a Gripe A é de minha autoria e se encontra no blog http://bloguinfo.blogspot.com/
    Para confirmar esta informação você pode consultar estes dois sites http://copyscape.com e http://www.quemmeama.co.cc/ que indicam o plágio.
    Se possível, gostaria que você corrigisse a fonte indicada neste post.
    Gostaria também de reiterar que gostei do seu trabalho e que seu procedimento está correto, citando a fonte de onde copiou os trabalhos que publica por aqui.
    Atenciosamente
    Sintian Schmidt
    http://bloguinfo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, reintero as considerações, realmente no blog da tia Ju, como citei no inicionão fazia nenhuma referencia ao seu blog, desculpe pelo o ocrorrido, se postei a fonte errada foi porque achei que realemtne era a tia Ju a elaboradora, e sempre faço algum comentário, pois considero a disposição de quem pois no ar a importancia de ver seu trabalho reconhecido, mesmo que recebo de e-mail, estarei arruamndo a fonte e perdão pelo o ocorrido. foi com a melhor das intenções!!!
    Ao menso nos deu a oportunidade de nos conhecermos!!! Seja bem vinda!!!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Débora
    Quando publicamos algo sempre temos a intenção de divulgar nossas ideias, mas é muito importante manter a autoria. Fico feliz em ver seu cuidado em citar as fontes (eu faço isso sempre), por isso entrei em contato. E agora teremos a oportunidade de trocar muitas ideias!!!
    Bjks
    Sintian

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado desta postagem!!! Isso mesmo aproveitem pra comentar... Amo comentarios!!!